E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Whatsapp passa a ser usado para intimação judicial

29/06/2017 Por: Daniel Fernandes
 whatsapp intimações

Nesta terça-feira (27), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que o aplicativo de mensagens Whatsapp pode ser utilizado como ferramenta para o Judiciário utilizar para intimações em todo o território nacional.

De acordo com pronunciamento do órgão nas redes sociais:

 

A ideia é usar o “aplicativo de mensagens como forma de agilizar e desburocratizar procedimentos judiciais”. Diferentemente de situações passadas, a ação trata o WhatsApp como um aliado e faz com que, a partir de agora, você possa receber intimações e notificações judiciais diretamente pelo app.

 

O texto da portaria dispõe sobre o uso facultativo do aplicativo, somente às partes que voluntariamente aderirem aos seus termos. A norma também prevê a utilização da ferramenta apenas para a realização de intimações. Além disso, a portaria exige a confirmação do recebimento da mensagem no mesmo dia do envio; caso contrário, a intimação deve ocorrer no método convencional.

 


Para o magistrado, autor da prática de uso do WhatsApp para expedição de mandados de intimação, o recurso tecnológico se caracterizou como um aliado do Poder Judiciário, evitando a morosidade no processo judicial. “Com a aplicação da Portaria observou-se, de imediato, redução dos custos e do período de trâmite processual”, declarou Gabriel Consigliero Lessa.  O magistrado já utiliza o mensageiro desde 2015 para comunicação de atos processuais e, por causa da atitude, chegou a receber destaque no Prêmio Innovare de 2015.

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar