E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Sou graduado em uma área, posso fazer um curso de pós em uma área diferente?

20/03/2017 Por: Daniel Fernandes
 pós graduação dúvidas

É muito normal que, após formados em um determinada área, os profissionais despertem interesse em cursos de pós-graduação de outras áreas, gerando a famosa pergunta: sou graduado em uma área, posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente?

A resposta é muito simples: sim, você pode.

 

Acontece que qualquer pessoa que possua um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização). Sendo assim, se você é graduado em administração, por exemplo, pode realizar um dos cursos de pós-graduação oferecidos pela EPD Online.

 

Muitos profissionais aproveitam os cursos de pós-graduação para expandirem seu leque de conhecimento e, até mesmo, mudar sua área profissional, focando em outras áreas do conhecimento que proporcionam também troca de experiências e ampliação do network.

 

 

Não sou formado em Direito, se eu fizer uma pós-graduação em Direito, posso atuar como advogado?

Não. Para exercer as atividades de uma profissão de nível superior regulamentada por lei é preciso ser portador de diploma de graduação naquela área e registro no conselho regional daquela profissão. No caso dos advogados, além da formação superior, também é necessário ser aprovado no Exame da OAB.

Em resumo, cursar uma pós-graduação em outra área não irá lhe possibilitar mudar de profissão.

 

Lembrando que a ausência de registro profissional no desempenho de atividades que a lei assim exige configura o exercício ilegal da profissão, como é o caso das áreas de medicina, odontologia e farmácia, e uma contravenção penal, nas demais áreas.

 

 

 

Então por que devo realizar um curso de pós-graduação em outra área?

O curso de pós-graduação é importante para o crescimento profissional e, normalmente, são feitos por pessoas que buscam conhecimentos e habilidades em uma determinada área.

Se sua área de atuação exige conhecimentos de leis do setor imobiliário, por exemplo, é muito interessante para sua formação o Curso de Pós-graduação em Direito Imobiliário, deixando o seu currículo profissional muito mais atraente.

Portanto, cursar uma pós-graduação em uma área diferente pode ser muito interessante, porque estes novos conhecimentos serão utilizados pelo pós-graduado no exercício da profissão em que é habilitado.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades



Vale lembrar também que algumas atividades não requerem habilitação profissional para o exercício, apenas qualificação e/ou capacitação, dependendo da capacidade e das experiências profissionais. 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar