E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Redes Sociais e o Mercado de Trabalho

21/11/2014 Por: Editorial EPD Online
 

As redes sociais estão cada vez mais populares no nosso cotidiano e fazem parte na nossa identidade na internet. Algumas são focadas, exclusivamente, para o ambiente profissional, outras são para compartilhar momentos, fotos, opiniões ou pensamentos com colegas e amigos.

Essas ferramentas acabam se tornando nossa vitrine pessoal, podendo melhorar nossa exposição no mercado de trabalho. Além disso, muitas empresas avaliam os funcionários pelo comportamento virtual.

foto fernando ramosPensando nisso, entrevistamos Fernando Ramos, formado em Tecnologia da Informação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, trabalha na área por mais de 9 anos, se especializando em carreiras profissionais de TI e Analista de Redes Sociais.

- Fernando, qual a importância de uma rede social em questões profissionais?

Atualmente, a rede social é fundamental para a consolidação de uma carreira profissional, pois é através das redes que conseguimos nos manter mais próximos das melhores oportunidades do mercado, estreitar relacionamento com outros profissionais (Networking) e é onde estamos sempre em constante atualização das informações sobre a nossa carreira.

- Qual o cuidado deve-se ter com as suas redes sociais, seja para o ambiente profissional ou para conseguir um novo emprego?

Quando estamos dispostos a entrar numa rede social, estamos permitindo de certa forma, a invasão de nossa privacidade através da internet, pois existirão pessoas que estarão navegando com o mesmo intuito e outras nem tanto.

É extremamente importante que sejamos mais contidos em disponibilizar nas redes sociais informações de cunho pessoal, como por exemplo: informações bancárias, dados de documentos pessoais, etc.

Pois, esses são dados que poderão ser utilizados por pessoas de má índole e que usam a rede justamente com o objetivo de tirar proveito.  Estes são cuidados que devemos manter tanto no âmbito profissional ou pessoal.

Se você está procurando um novo emprego pelas redes sociais, seja cordial com o entrevistador/headhunter, respondendo suas perguntas sempre direcionando para questões de cunho profissional, tente sempre que possível marcar uma entrevista presencial no qual você poderá explanar melhor suas experiências, objetivos e expectativas.

Dessa forma, você irá analisar melhor a proposta conhecendo o ambiente em que você irá trabalhar, caso seja contratado. Ou seja, você estará sendo analisado, podendo também melhor a proposta e, virtualmente, esta análise não seria concisa.

- As empresas costumam verificar as redes sociais do candidato antes de contrata-lo?

Sim, hoje as maiorias das empresas costumam acessar as redes sociais para verificar e validar um determinado perfil de empregado. Existem diversas redes sociais voltadas para o mercado de trabalho, a mais utilizada por Recrutadores, Hunters e profissionais de mercado, sem dúvida é o “Linkedin”. 

Essa rede é utilizada para a divulgação do currículo, projetos realizados, networking, grupos específicos para troca de conhecimentos, recomendações sobre o desempenho dos profissionais, entre outros.

Ou seja, é uma rede social voltada para o mercado corporativo, e é através do serviço de recomendações que os Recrutadores e Hunters costumam verificar melhor o perfil do candidato, por exemplo:
- Quem recomendou o candidato?
- Qual é o tipo de recomendação que ele recebeu?
- Qual é a quantidade de recomendações que ele recebeu?
- Quem o recomendou? (Cliente/ Parceiros de Negócios/ Diretores/ Colegas de trabalho, etc.).

Dessa forma, a empresa consegue ter uma visibilidade maior e verdadeira da atuação e trajetória do profissional e não simplesmente baseiam-se no currículo do candidato.

Isso é bom para ambos (empresas x candidatos) que, às vezes, não conseguem agregar durante as entrevistas.   

O Facebook também é utilizado, porém em menor profundidade, apenas para validar o perfil pessoal do candidato, se o candidato possui um bom relacionamento com os familiares, a forma com que ele se expressa em seus comentários, se ele participa de debates preconceituosos ou racistas, como ele verbaliza com as outras pessoas.

– Quais são os principais erros que as pessoas cometem nas redes sociais quando falamos sobre o mercado de trabalho e ambiente profissional?

Eventualmente, todos acabam cometendo erros, o que precisamos é estarmos mais atentos.

Por exemplo, se a política de conteúdo de internet da empresa em que você trabalha disponibiliza o acesso as redes sociais, isso significa que ela acredita que seus empregados possui bom senso no momento da utilização.

Se precisarmos acessar a rede social para tirar uma dúvida com outro profissional ou qual for sua necessidade, seja coerente e realize o acesso somente o necessário. Tenha foco em suas atividades profissionais e entregas, durante o período do trabalho somos responsáveis por nossas atitudes.

Quais as principais redes sociais para procurar um novo emprego? E como mantê-las atualizadas?

Conforme mencionei, eu sugiro o Linkedin, lançado em 2002, é uma rede social direcionada para o mercado de trabalho e está sempre em constante atualização.

O que proporciona para quem está recrutamento e quem está procurando um emprego diversos serviços e ferramentas interativas, sempre com o foco no mercado de trabalho.

Mantê-lo atualizado com certeza ajudará o profissional a alavancar sua carreira além de propiciar um bom networking e estar inteirado com os acontecimentos do seu segmento de trabalho.

Reserve um tempo do seu dia, nem que seja algumas horas, para atualizar e interagir com a rede social, estar conectado à elas faz parte de nossa atual realidade e que devemos utilizá-las para o nosso bem.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar