E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Para ser juiz precisa fazer qual faculdade?

21/12/2018 Por: Editorial EPD Online
 Ser juiz


O primeiro requisito para ser juiz é fazer uma faculdade em Direito, no entanto, depois da graduação ainda existem alguns passos necessários para que esse sonho de carreira aconteça. Hoje, iremos dar algumas dicas para quem deseja começar a julgar processos quanto antes.


A carreira de juiz é conseguida mediante concurso, mas para prestar é exigido que o participante tenha experiência de no mínimo, três anos na área. A exigência da inscrição na OAB não é necessária para se tornar um juiz, visto que quem assume o cargo não pode mais advogar; no entanto, se você deseja acumular a experiência de três anos advogando, vai precisar passar na OAB; quem não quer o cadastro, pode optar por acumular o tempo com cargos conseguidos via concursos públicos e que não exigem a carteira.

Depois de passar no concurso, o profissional é encaminhado para um curso de magistratura, onde aprenderá em detalhes os conceitos técnicos e teóricos que envolvem a profissão. Após o treinamento, é assumido o cargo de juiz substituto, onde servirá em cidades como auxiliar do juiz titular; o processo é fundamental para auxiliar a compreensão das atividades no dia a dia e, caso existam dúvidas, é possível recorrer a quem tem experiência na função.


Felizmente ou infelizmente, não há como adiar o processo de oito anos para se tornar juiz, porque fora a graduação em Direito de cinco anos, é preciso a experiência jurídica de três anos para prestar o concurso (composto por teste teórico e oral); porém, há algumas pós-graduações para quem tem desejo em seguir esse caminho, que podem facilitar a qualificação e sucesso nos concursos para juiz federal ou estadual - que convenhamos, não são tão fáceis.


Apesar do tempo de preparação, o cargo fornece um dos salários mais altos do Brasil, propondo salários de R$ 20 mil para os juízes iniciantes; salário que não é mais que justo, devido o alto grau de responsabilidade e preparo exigido.  


Fora a dedicação nos estudos, avaliação do edital do concurso e refazer as provas anteriores do tema, é possível optar por algumas especializações no Direito antes de virar Juiz, que vão te ajudar a ter um bom desempenho na prova e carreira. Algumas sugestões são:



Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal;

Com a compreensão das penas e mudanças recentes no Código Penal Civil, a pós-graduação no tema se torna relevante, especialmente, para quem deseja julgar processos, ou seja, juiz.



Pós-graduação em Direito Processual Civil;

Compreendendo os processos que fundamentam os processos civis e intermediando questões atípicas para que possam ser devidamente julgadas dentro da Lei, cuida desde a ação ao processo nos tribunais. Portanto, é uma ótima especialização para quem deseja ser juiz.



Pós-graduação em Direito e Processo Tributário

O Direito Tributário contribui com o entendimento do advogado sobre como são realizados os cálculos dos tributos que serão coletados dos cidadãos, com a finalidade de destinar esse fundo às manutenções do Estado; fora a amplitude do curso, há uma forte carência de especialistas que realmente entendam como funciona esse pilar do Direito Financeiro.



Todas essas pós-graduações são oferecidas pela EPD e são ministradas por ótimos profissionais do Direito, que podem ajudar você a estar pronto mais rápido para ser um juiz de Direito.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar