E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Networking: Como ter uma rede de contatos valiosa

19/10/2017 Por: Aldo Junior
 como fortalecer networking

Network, em inglês, significa rede. No ambiente profissional, significa uma rede de contatos que pode ser valiosa se usada corretamente. Você já tem um networking construído? Sabe o que fazer para mantê-lo ativo e tirar o melhor proveito dele?


Um networking forte é capaz de promover avanços em sua carreira. Pode te ajudar a desenvolver e a crescer profissionalmente. Porém, é preciso entender que uma rede contatos não se resume unicamente em ter uma lista de e-mails de pessoas.


O relacionamento com pessoas de áreas semelhantes, com objetivos parecidos é capaz de promover grandes mudanças em sua carreira. Neste texto, vamos te dar algumas dicas importantes para manter seu networking funcionando e aproveitar tudo o que uma rede de contatos forte pode oferecer.


Para ter uma rede de contatos forte é preciso entender que existem 3 tipos de pessoas com as quais você precisa se relacionar. São pessoas-meio, pessoas-fim e intermediários. Cada um desses tipos tem uma função própria numa rede:


Pessoas-meio

Essas te ajudam a estar por dentro no mercado de trabalho e das novidades da sua área. Não são essas pessoas que estão com a vaga que você sempre sonhou, porém, são elas que possuem algo muito valioso: a informação.


Tire o máximo proveito das pessoas-meio de sua rede de contatos. Elas vão te ajudar a pensar sua carreira e seu posicionamento para as vagas que estiverem disponíveis.


Pessoas-fim

Para quem está em busca de uma vaga ou está repensando sua colocação no mercado, as pessoas-fim são o principal alvo. Elas são, de fato, as pessoas que possuem as vagas. Exatamente por isso, são pessoas mais difíceis de serem contatadas. No cenário atual, onde há um grande número de pessoas desempregadas, fica ainda mais complexo.


Não há uma fórmula para saber quantas pessoas-fim são necessárias para ter uma rede forte. É preciso entender que para um networking valioso não se deve focar na quantidade e sim na qualidade. Cinco mil contatos na rede social não valerão nada se você não tiver as pessoas certas conectadas a você.



Intermediários

Essas pessoas são as “pontes” que você pode usar para chegar às pessoas-fim que deseja. São elas que podem usar do prestígio que tem para te indicar para um processo seletivo ou para um café com o recrutador da empresa que você sempre quis trabalhar.


É importante que você identifique essas pessoas na sua rede: recomendações, cargos, interação com pessoas influentes, participação em eventos importantes, tudo isso indica quem pode ser um intermediário importante. Fique de olho nas atualizações da sua rede e não perca o contato com essas pessoas.


Depois que você mapear quem é quem dentro da sua rede, é hora de colocar algumas estratégias em prática. Lembre-se sempre que é importante “alimentar” sua rede para que ela funcione corretamente.



O networking é, acima de tudo, uma forma de troca. Não basta extrair o máximo das pessoas com quem você se relaciona. É preciso dar algo valioso a elas também. Por isso, uma das formas mais eficientes de se ativar um networking, é produzindo conteúdo.


Dedique algumas horas do seu dia para criar algo que mostre seus conhecimentos em sua área de atuação e compartilhe isso na sua rede. Criação de conteúdo ainda é uma das formas mais eficientes de efetivar a troca necessária para uma rede de contatos eficiente.


Procure sempre participar de meetings, eventos e convenções da sua área de atuação. Esses eventos são o grande momento para fazer networking de verdade. Não basta, porém, levar uma pilha de cartão de visitas. Aborde as pessoas, converse com elas, troque os cartões, mas, não esqueça de ativar esses contatos ao final dos eventos. Mande um e-mail reforçando sua apresentação, fale sobre seus serviços, se estiver buscando recolocação, fale da sua experiência. Lembre-se que, como diz o ditado, “quem não é visto, não é lembrado”.


Atualize seus contatos sobre sua carreira. Estudos comprovam que pessoas que já trabalharam com você podem ser grandes intermediários no futuro. Tenha relacionamento próximo com seus antigos colegas de trabalho para que eles voltem a buscar seus serviços quando precisarem.


Procure criar relações entre pessoas com os mesmos interesses. Você pode, por exemplo, agir como intermediador em alguns casos, apresentando pessoas cujos objetivos são parecidos e assim expandir sua rede e criar autoridade com seus contatos.


Todas essas dicas e estratégias são extremamente valiosas se colocadas em prática. Como qualquer outra atividade, exige tempo e dedicação. Otimize seu tempo e reserve algumas horas por semana para atualizar suas redes, tomar um café com algum contato, conversar com pessoas da sua área e se atualizar a respeito dela.


Um networking forte é um salto importante para a sua carreira. Dedique-se a ele como se dedica ao seu trabalho e com certeza você estará mais próximo da vaga que sempre procurou.


Uma excelente forma de conhecer novas pessoas e fortalecer seu networking é realizando um curso de pós-graduação.


Clique aqui e conheça 5 bons motivos para você fazer uma pós.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar