E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Freelancer jurídico: como ter sucesso na vida autônoma

11/09/2017 Por: Editorial EPD Online
 

A rotina de quem escolhe trabalhar por conta própria é muito diferente da rotina de quem possui um vínculo trabalhista ou de um empreendedor que administra o próprio negócio. Não seria diferente no mundo jurídico.

vida autônoma tem um conjunto de vantagens, porém, também possui desvantagens. Pensando nisso, apontaremos, nesta postagem, algumas dicas para se adaptar a advocacia autônoma.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

Organização é fundamental
Lembre-se que trabalhando por conta própria terá a liberdade e flexibilidade de montar seu horário de trabalho, adequando-se da melhor forma possível a outros compromissos. Por outro lado é necessário ter cuidado para que essa liberdade não comprometa seu trabalho. Todos sabemos que a perda de um único prazo processual pode inviabilizar a pretensão do cliente em juízo, portanto nunca deixa as coisas para última hora. Se prevenir é o melhor negócio.

Quando trabalhamos em uma corporação que possui um equipe, as responsabilidades são divididas, mas, obviamente, isso não é o que acontece quando se atua sozinho. Por esse motivo, você deve ser muito exigente com si mesmo e com a administração de seus compromissos.

Manter um calendário rigoroso sempre atualizado é uma boa maneira de não se perder, afinal, ninguém tem “memória de elefante”. Mas cuidado! Não se sobrecarregue, o acumulo de audiência no mesmo dia não é um bom sinal, pois atrasos podem acontecer comprometendo outros compromissos.

 

Financeiro
A remuneração de um advogado autônomo, essencialmente, virá de honorários convencionais, sucumbenciais e eventuais participações sobre o resultado útil do processo. Portanto, tenha em mente que os rendimentos acontecerão em períodos de tempo irregulares, assim como as quantias. Sabemos que isso é bem diferente com despesas básicas, como conta elétrica ou internet, que costumam ser regulares, uma vez por mês. É necessário planejar e guardar dinheiro nos meses mais movimentados para os meses mais calmos com menos demanda.

 

Networking
Por estar trabalhando por conta própria, é essencial ter uma agenda de contatos e manter um relacionamento saudávelcom os clientes e colegas que influenciam sua área profissional. Um cliente bem atendido vai procurar sempre seus serviços, além disso, irá te indicar para outras pessoas, o que fará aumentar sua cartela de clientes.

Além disso, é aconselhável manter colegas de confiança, pois, com o aumento de trabalho, uma parceria pode salvá-lo nos momentos que mais precisar.

 

Diferencial
Existem muitos advogados que atuam de forma autônoma no mercado de trabalho, por isso, é preciso se destacar. Nunca pare de investir em seus estudos e continue se especializando em áreas que não possuem muitos profissionais atualmente. Hoje em dia, existem diversos cursos renomados a distância que podem se encaixar perfeitamente em sua vida autônoma.

 

 

Por fim, é sempre bom lembrar que o autônomo pode passar dificuldades quando o assunto é estrutura. No entanto, com organização e trabalho, todos os obstáculos podem ser superados, mesmo porque, grande parte do trabalho de um advogado pode ser realizado em um esquema “home office”, dependendo apenas de acesso a um computador, um aparelho multifuncional, materiais de escritório e bons livros de referência. O atendimento ao cliente pode ser realizado em locais públicos, como restaurantes e cafés, ou escritórios compartilhados fornecidos pela OAB.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar