E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Escritório de Advocacia: Como posso cobrar clientes inadimplentes?

08/02/2019 Por: Editorial EPD Online
 clientes inadimplentes

Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, agora imagina lidar com clientes que estão inadimplentes?


Essa é uma das maiores dúvidas dos advogados: como cobrar clientes inadimplentes?


Muitos profissionais, por não saber como cobrar, acabam criando um desgaste desnecessário com o cliente. Existem técnicas e estratégias que facilitam os credores de obter resultados satisfatórios na hora de cobrar os honorários e manter uma boa relação com seus clientes.


Neste artigo você aprenderá como cobrar seus clientes inadimplentes e evitar prejuízos no escritório de advocacia.



Tenha um discurso bem desenvolvido

Apesar de ser um tema complexo é possível ter uma conversa séria com o cliente e ter empatia em sua fala. O atendimento e a comunicação serão grandes aliados nesse momento, afinal mostra que você entenda a situação e que está a disposição para encontrar soluções em conjunto.


Por esta razão, o recomendado é utilizar técnicas de psicologia para aumentar o poder de persuasão e colher os resultados esperados.



Reforço Positivo

Esse método, utilizado na maioria das vezes com crianças, tem como objetivo recompensar o indivíduo se agir da maneira que se espera dele. O intuito é que seja reproduzido mais vezes.


Para aplicar essa metodologia com clientes inadimplentes, solicite que o mesmo sugira alternativas para que possam quitar o pagamento e sempre que possível, de maneira natural, elogie-as. E não se esqueça de se colocar à disposição para ajudar durante todo o processo.



Normas Sociais

Existem diversas teorias na psicologia que relata a probabilidade de uma pessoa seguir e reproduzir os comportamentos do grupo em que faz parte, para que possa se sentir parte dele.


Dessa maneira, em uma conversa individual, busque enfatizar muitos clientes que i seu escritório atende e como eles mantêm os pagamentos em dia, resultando em um bom relacionamento e com resultados mais do que positivos. Isso despertará no cliente, inconscientemente, a necessidade de agir como esse grupo e se enquadrar no perfil deles.



Proponha parcelamentos

Na maioria das vezes clientes inadimplentes passam por uma situação financeira desprivilegiada. Por esta razão o fracionamento da dívida deve ser uma alternativa para facilitar a situação e, mesmo que em um prazo maior, o credor receberá a quantia estabelecida.


Ofereça mais do que uma possibilidade, seja por meio de cartões de crédito ou até débito em conta, além de emissão de notas promissórias e cheques pré-datados já que ambos os títulos possibilitam uma cobrança judicial direta.



Mantenha a prestação dos serviços

Independente do aspecto financeiro, de forma parcial, continue com à prestação de serviços ao cliente inadimplente. Lembre-se que o atendimento é capaz de facilitar muitas situações e evitar um cliente nunca é a melhor opção, além de aumentar as chances do pagamento não ser efetuado futuramente.


Manter o serviço e um atendimento eficaz será uma grande oportunidade de mostrar, mais uma vez, ao cliente sua ética profissional e conseguir conquistar novos clientes, por indicação formal ou informal.


Lembre-se de utilizar essas estratégias, mas sem se esquecer dos métodos mais tradicionais como um simples contato telefônico. Porém, o contato deve ser feito por você, sempre em horário comercial, com muita educação e empatia pela situação.



Sempre que possível, no contato com um potencial cliente, conheça-o bem por meio de uma entrevista inicial, colete todos os dados para emissão das futuras cobranças, informe as condições do pagamento e possíveis consequências caso não ocorra de acordo com o contrato.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar