E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

EAD: A tecnologia a favor da educação

10/04/2014 Por: Editorial EPD Online
 Por EPD online



 

A inserção da tecnologia no ambiente educacional tem se tornado cada vez mais comum. Escolas, faculdades e universidades fazem dela uma grande aliada no processo de aprendizagem, pois estimula a criatividade, e chama a atenção de quem utilizará estes objetos e material. O ensino a distância (EAD) é uma modalidade que usa a tecnologia como principal aliada. Veio para facilitar o ingresso de alunos ao ensino superior e cursos de especialização.

 

O sucesso do EAD, só está sendo possível devido a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Através delas, é possível ter acesso a um grande número de informações de maneira rápida. Com isso, o aprendizado fica mais simples e acessível. As ferramentas tecnológicas possibilitaram um grande crescimento, proporcionando uma modalidade de ensino onde a educação não tem distância.

A necessidade de mão de obra qualificada também fez com que esta modalidade recebesse o incentivo do mercado de trabalho, que libera vagas de emprego nos mais diversos setores, mas sente falta de pessoas que possuam qualificação suficiente para atender a demanda. Com o EAD os caminhos entre o aluno e o diploma foram reduzidos, facilitando a vida daqueles que almejam o crescimento profissional, ou mesmo o reposicionamento na carreira.

Vantagens do uso da tecnologia na EAD

Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, pois com o acesso a internet podem fazer pesquisas sobre diversos assuntos;

·         Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos;

·         As mídias e os ambientes virtuais permitem a interação entre o aluno e o professor em tempo real;

·         A tecnologia utilizada no ensino a distância possibilita uma maior proximidade e interação entre os alunos graduandos e o corpo docente do curso;

·         Através dos tutores que ficam disponíveis nos ambientes virtuais, os estudantes tem a possibilidade de tirar suas dúvidas no momento que necessitarem;

·         As aulas ficam disponíveis para qualquer aluno que desejar acessá-las novamente, e, com isso, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo poderão revisá-los quando necessário.

 

A dedicação exercida no EAD é bem vista pelo mercado de trabalho, eles enxergam um possível colaborador que possui autoaprendizagem, disciplina e determinação.

A evolução esta ai, quem não se adaptar nesta modalidade de ensino, vai ficar para segundo plano num bem próximo.

No EAD encontra-se uma variedade de cursos e Instituições, que oferecem qualificação desde níveis técnicos até graduações e pós-graduações. Isto amplia muito mais o campo de atuação e leva oportunidade de aprendizado a pessoas em locais que não teriam chances de conquistar este novo mundo ao utilizar o ensino presencial.

A vontade de aprender e crescer profissionalmente depende de cada pessoa, mas o que não se pode negar é que hoje em dia existem muitas alternativas para o ingresso em uma instituição e realização de um curso que possibilite a obtenção e conquista de novos caminhos. O EAD veio para acabar com as barreiras existentes no desenvolvimento educacional profissionalizante no Brasil.

Com informações de: EAD.com  

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar