E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

EAD: A tecnologia a favor da educação

08/06/2017 Por: Editorial EPD Online
curso a distancia

A inserção da tecnologia no ambiente educacional tem se tornado cada vez mais comum. Escolas, faculdades e universidades fazem da tecnologia uma grande aliada no processo de aprendizagem, pois estimula a criatividade e é atrativo para o estudante.

 

O ensino a distância (EAD) é uma modalidade que usa a tecnologia como principal aliada. Ou seja, o aluno pode aprender e estudar em um ambiente virtual utilizando a internet para se comunicar, assistir videoaulas, tirar dúvidas, resolver exercícios. Em resumo, tudo o que é feito em uma instituição de ensino é realizado no computador, tablet ou smartphone.

 

Essa modalidade de ensino veio para facilitar o ingresso de alunos ao ensino superior e cursos de especialização. Esta possibilidade de estudar de qualquer lugar que possua Internet está atraindo muitos professores em todo o mundo, assim como alunos que não possuem uma instituição de ensino próxima para estudarem ou precisam conciliar os estudos com seu cotidiano.

Além disso, normalmente, os cursos online não exigem formação de turma, permitindo que o interessado comece a estudar em qualquer época do ano.

 

Na educação a distância, o aluno tem a oportunidade de gerenciar seu próprio aprendizado, já que permite uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas de acordo com seu tempo disponível.

 

O sucesso do EAD é fruto da evolução de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Com isso, é possível ter acesso à uma imensa quantidade de informações de maneira rápida. Dessa forma, o aprendizado fica mais simples e acessível. Em outras palavras, as ferramentas tecnológicas possibilitaram um grande crescimento no acesso à educação, proporcionando uma modalidade de ensino onde a aprender não tem distância.

 

Outro fator que permitiu esse crescimento é a necessidade de mão de obra qualificada. O mercado de trabalho demanda de vagas de emprego nos mais diversos setores, mas sente falta de pessoas que possuam qualificação suficiente para atender a demanda. Com o EAD os caminhos entre o aluno e a capacitação foram reduzidos, facilitando a vida daqueles que almejam o crescimento profissional ou o reposicionamento na carreira.

 

A seguir, outras vantagens do uso da tecnologia na EAD:

- Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, pois com o acesso à internet é possível realizar pesquisas sobre diversos assuntos;

- Os métodos de ensino utilizados na EAD possibilitam a troca de experiências entre os alunos;

- As mídias e os ambientes virtuais permitem a interação entre o aluno e o professor em tempo real;

- A tecnologia utilizada no ensino a distância possibilita uma maior proximidade e interação entre os alunos graduandos e o corpo docente do curso;

- Os alunos podem tirar suas dúvidas no próprio ambiente virtual com tutores ou professores.

- As aulas ficam disponíveis e o aluno pode acessá-las quantas vezes quiser. Portanto, aqueles que perderam alguma aula ou não entenderam algum conteúdo, poderão revisá-los quando necessário.

 

 

Educação do futuro
educação do futuro

Ao contrário do que muitos pensam, a educação a distância não é mal vista no mercado de trabalho, pois, com o avanço tecnológico, o aprendizado acontece quase da mesma maneira que ocorre no curso presencial.


Especialistas afirmam que o curso a distância aliado com a evolução tecnológica será o futuro da educação. Em breve, a educação se tornará onipresente, disponível em ambientes virtuais incorporados em eletrônicos portáteis.

 

Variedade de especializações e quebra de barreiras

variedades de cursos online

No EAD é possível encontrar variedade de cursos e instituições que oferecem qualificação desde níveis técnicos até graduações e pós-graduações. Isto amplia muito mais o campo de atuação e leva oportunidades de aprendizado à pessoas que não teriam acesso se precisassem frequentar um curso presencial.

 

Podemos concluir que a vontade de aprender e crescer profissionalmente depende de cada pessoa, mas o que não se pode negar é que, atualmente, existem várias alternativas para o ingresso em uma instituição e realizar um curso que possibilite a conquista de novos caminhos. O EAD veio para acabar com as barreiras existentes no desenvolvimento educacional profissionalizante no Brasil.

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar