E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Dia do Advogado: A importância do profissional do Direito na sociedade

11/08/2017 Por: Gustavo Quirino
dia do advogado

dia do advogadoNo dia de hoje comemoramos o Dia do Advogado, data festiva para nós, profissionais do Direito, pois, foi em um longínquo 11 de agosto de 1827 que foram criados os dois primeiros cursos de Direito no Brasil.

 

Da época de Dom Pedro I para a atualidade existem muitas diferenças, uma vez que a profissão de advogado em seu início somente era acessível para poucos e, essa pequena parcela da população pertencia a classe mais alta da sociedade.

 

Hoje os cursos de Direito estão mais acessíveis, sendo que existem profissionais advogados em todos os níveis de classes sociais.

 

A profissão cresceu e com o crescimento desta também cresceram as participações dos advogados em nossa sociedade. O cargo de Presidente da República já foi ocupado por mais de 20 cidadãos com formação em Direito.

 

Nesse ritmo também cresceram os órgãos de representação profissional dos advogados; a Ordem dos Advogados do Brasil sempre participou do cenário histórico nacional, por vezes, atuando de forma decisiva para os desfechos históricos.

 

Sob o meu ponto de vista tenho muito orgulho de minha formação, além de ser uma graduação que permite uma variedade muito grande de atuação em ramos profissionais, o Direito é uma profissão dinâmica que está em constante mudança a cada dia.

 

A todo momento surgem leis, decretos, resoluções e a cada dia mais cidadãos têm seus direitos e garantias violados. É nesse ponto que o advogado se posiciona perante a sociedade, nosso trabalho se resume a uma busca incessante e voluntariosa pela consecução da Justiça.

 

O advogado a cada dia que entra em seu local de trabalho e retira a caneta de seu bolso pode ser aquele que põe fim a uma injustiça ou aquele que restaura a igualdade entre os que foram aviltados em seus direitos garantidos.

 

O profissional do Direito é um guardião da eficácia das leis pois, nenhum regulamento ou legislação se aplica de maneira autônoma. Assim, o advogado é a mola propulsora da Justiça pois, é pela atuação deste que o cidadão leva ao Poder Judiciário ou a outras instâncias administrativas ou jurídicas seus reclamos, seu inconformismo e, por vezes, o seu pedido de socorro perante um abuso sofrido.

 

E desta forma lá se vão 190 anos completados neste 11 de agosto de 2017 da criação da nossa profissão neste país, quase dois centenários desta árdua batalha pela garantia dos direitos individuais dos cidadãos e a manutenção do estado democrático de direito em nossa nação.

 

Por isso, neste dia não devemos somente comemorar nós advogados, também devem comemorar esta data e congregar conosco todo cidadão que um dia se valeu de um advogado para que seus direitos e garantias individuais fossem respeitados.

 

Comemoremos assim, o Dia do Advogado como se fosse o Dia do Direito, o dia em que merecem nossos cumprimentos todos aqueles que lutam pela igualdade social e em prol de uma sociedade sem abusos e injustiças!

 

Gustavo QuirinoAdvogado, Pós-graduado em Direito Público e em Direito Corporativo e Compliance, Presidente da Comissão de Estudos de Combate a Corrupção e Compliance da 53ª Subseção da OAB/SP, Coordenador Acadêmico IOB/WL.











E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar