E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Concursos de Direito sem OAB

07/01/2019 Por: Editorial EPD Online
Concursos de Direito sem OAB 


Mesmo sem a OAB é possível ter futuro no direito! A dica para quem deseja ter uma carreira jurídica promissora, pode investir nos concursos. As provas possuem dificuldade considerável, provando que o candidato tem competência em assumir os cargos. Neste artigo, citaremos alguns concursos de Direito sem a OAB.


Todos os cargos disputados via concurso, são defendidos pela Constituição Federal de 88 e podem ser verificados os seguintes títulos:



Promotor;

O Promotor de Justiça, também reconhecido como Promotor Público é encarregado de representar países e acusados nos tribunais, possui uma agenda bastante preenchida. Representando diretamente o Ministério Público, também tem a função de promover julgamentos no tribunal.  


O artigo que assegura a imersão dos profissionais mediante concurso é de nº 129, explícito no parágrafo 3:


O ingresso na carreira do Ministério Público far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.”  



Juiz;

A área cobiçada no Direito como Juiz, também pode ser conseguida via concurso público sem a OAB. O título é muito disputado devido o destaque e responsabilidade, já que fica a cargo do juiz julgar os processos.  A Lei defende tal direito no art. 93 da CF, no parágrafo 1:


“Ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação.”


Veja: Para ser juiz precisa de qual faculdade?


Fora os títulos citados, há também outras opções de concurso jurídico sem a OAB:


  • Delegado de Polícia;
  • Capitão da Polícia Militar;
  • Defensor Público;
  • Analista Judiciário;
  • Assessor Jurídico.


Mas, antes de saber qual prova escolher, é importante prestar atenção às exigências prévias, visto que mesmo não solicitando que o participante tenha o nome registrado no quadro de advogados, comumente é preciso um tempo mínimo de experiência, bem como pode haver outras premissas locais.


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar