E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Compras na internet: saiba como evitar armadilhas na rede

20/10/2015 Por: Daniel Fernandes
 

Comprar pela internet oferece muita comodidade e conquista cada vez mais adeptos. Afinal, a variedade de produtos é bem maior e você pode comprar sem sair de casa, evitando filas e multidões. Além disso, fica muito mais fácil fazer a comparação de preços.

 

Segundo uma projeção da E-Bit, unidade especializada em informações do comércio eletrônico, o e-commerce (comércio eletrônico) deve alcançar um faturamento de R$ 41,2 bilhões para o acumulado de 2015, número 15% maior que o do ano passado.

 

Isso indica que o segmento está ganhando consolidação no mercado, porém, os consumidores devem tomar algumas precauções quando forem realizar compras online. Abaixo listamos algumas dicas, confira:

 

1 – Cheque informações da empresa

Em 2014, foi aprovada uma lei que exige que todos os sites possuam o CNPJ da empresa no rodapé. Caso não encontre, pode realizar uma pesquisa no Registro.Br. Com posse dos dados, é possível obter informações sobre a empresa no site da Receita Federal

 

2 – Reputação

Analise a reputação do site. Uma das formas de checar essas informações é procurando sites de reclamações, como o Reclame Aqui ou no Procon de seu estado. Fique atendo nos dados de resolução de problemas, porcentagem de respostas e se a empresa está presente nesses canais.

 

3 – Comentários de usuários

Normalmente, os maiores sites de e-commerce possuem uma área para comentários sobre seus produtos. Leia as impressões e críticas. Informações como se o produto é de qualidade, detalhes sobre o produto ou serviço, tempo e eficiência na entrega, etc.

 

4 – Navegação com segurança

Mantenha seu computador ou notebook sempre com antivírus sempre atualizados. Quando estiver no site da empresa, certifique-se que o endereço eletrônico te oferece um ambiente seguro (um cadeado verde aparecerá quando seus dados estiverem protegidos, portanto, não existem perigos do seu cartão de crédito ser clonado).

Também tenha certeza que está em um computador seguro. Computadores públicos ou compartilhados não oferecem a mesma segurança que seu computador pessoal.

 

5 – Sites Piratas

Desconfie de preços muito abaixo do normal. Normalmente, recebemos e-mails com ofertas que podem ser de sites piratas. Acontece que esses e-mails podem te direcionar à uma versão pirata do site original. Por isso é sempre importante checar se a URL (endereço eletrônico) está correta.

 

6 – Especificações do produto

Procure todas as especificações técnicas do produto, como medidas, voltagem e capacidade. Essa dica não serve somente para vestuário, mas também para objetos. Dessa forma, não terá surpresas quando o produto chegar em sua casa.

 

7 – Pagamento

Fique atento às condições de pagamento. Quando a compra for efetuada com cartão de crédito, há a opção do cancelamento caso o produto não for entregue e o consumidor não conseguir contato com a loja.

Após a compra, normalmente, esses sites encaminham um e-mail com o comprovante e protocolo da compra. Guarde esse e-mail, pois ele é um documento que poderá utilizar em caso de problemas. Em alguns casos, o pedido pode ser recusado pelo cartão de crédito, então é importante acompanhar o status da transação.

 

8 – Arrependimento

O consumidor tem o direito de se arrepender em compras efetuadas pela internet, clique aqui e leia mais.

 

 

Com informações: Portal do Consumidor

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar