E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como está o mercado de trabalho para os advogados?

10/07/2017 Por: Daniel Fernandes
 mercado advogados

Como todos sabem, o Direito é a ciência humana que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país para defender a lei de forma preventiva e contenciosa em diversos ramos da sociedade. Portanto, não resta dúvida que o advogado é necessário para a convivência social.

Mas como anda o mercado de trabalho para os profissionais de Direito?

É certo que, há alguns anos atrás, para se formar em Direito, o estudante tinha que se mudar para grandes centros urbanos para completar o curso. Entretanto, nos dias atuais o problema mora na quantidade e qualidade de novos cursos de Direito que estão à disposição em todo o Brasil. Esse fator implica muito no crescimento de milhares de bacharéis a cada ano, tornando o mercado para esses profissionais cada vez mais competitivo e escasso de oportunidades.

Outro problema enfrentado pela área é a popularização da internet. Em tempos de “Google” é muito conveniente que o profissional se limite em procurar informações online e adaptar teses previamente elaboradas. Realidade bem diferente de quem atuava há alguns anos atrás, quando a informação era escassa, obrigando o advogado à procurar solução para seus clientes em livros de pesquisa para formatação de suas teses. A pesquisa à moda antiga aguçava o raciocínio jurídico.

 

Possibilidades de áreas

A saturação do mercado pode parecer um problema para muitos profissionais, mas para outros, essa é a solução. O Direito dá ao profissional várias possibilidades de atuação. Uma delas é trabalhar em escritório próprio, atendendo clientes. Ao princípio pode atuar em casos de consumidor, trabalho, divórcio, questões de direito imobiliário, contratos, etc. Se preferir, poderá atuar em empresas, cuidando de casos de temas mais atuais como: biodireito, direito eletrônicodireito homoafetivo, fusões e aquisições de empresas, regulação de mercados, entre outros.

Concursos públicos

Outra possibilidade que está atraindo muitos profissionais são os concursos públicos que, uma vez aprovado, ocupará um cargo público em assessorias jurídicas de órgãos públicos. Além de exercer outros cargos públicos de cunho jurídico como magistrado, defensor público e promotor de justiça.

São abertas oportunidades de concursos públicos para bacharéis em direito todos os anos, além de boa remuneração, existe a vantagem da estabilidade profissional. Porém, apesar de existir muitos concursos abertos, a concorrência é bem acirrada, obrigando o concurseiro estudar muito e se preparar com antecedência para realizar as provas exigidas.

 

Especialização e Pós-Graduação

Outro diferencial que o advogado pode procurar é fazer uma pós-graduação ou MBA para se tornar especialista em uma determinada área. Um dos problemas enfrentados pelos profissionais é a falta de tempo e dinheiro. A solução está nos cursos a distância que possuem a mesma eficácia e reconhecimento dos cursos presenciais, com a diferença de poder se adaptar à rotina do estudante, flexibilidade de horário, além de economia com gastos de locomoção. Em outras palavras, os cursos online se moldam conforme sua necessidade.

Não esqueça, também, que os cursos de atualização profissional são extremamente essenciais para se manter atualizado no mercado de trabalho.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

 

O mercado de trabalho se tornará cada vez mais competitivo, por isso, cabe ao profissional se destacar, seja em seu próprio escritório, concurso público ou se tornar referência em sua área de atuação. No final, tudo dependerá de como encara seus sonhos, metas e objetivos. 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

x
Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar