E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Como a Pós-graduação pode influenciar sua posse em cargos públicos

07/02/2018 Por: Daniel Fernandes
 concursos e pós-graduação

Se você está pensando em prestar concurso público, uma pós-graduação pode fazer a diferença na sua classificação final e aprovação.


Isso porque muitos editais de concursos dão pontos extras para quem possui titulação em nível superior. É a chamada prova de títulos.



Mas, como funciona essa prova?

Cada concurso tem regras próprias quanto à prova de títulos que na verdade não é uma prova, mas sim a análise e comprovação de títulos.


A prova de títulos é realizada após a prova objetiva e seu caráter é apenas classificatório, e não eliminatório. Ou seja, ninguém é reprovado por ter um diploma a menos.


Não desclassifica, mas por outro lado alguns órgãos e entidades dão uma gratificação à parte para aquele candidato que possui titulação após sua aprovação e nomeação.


Quais são os títulos solicitados?

São exemplos de títulos: cursos de MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, publicação de livros ou artigos, trabalhos científicos, cursos de especialização e experiência profissional.


Assim, é importante que o candidato verifique no Edital qual a pontuação atribuída para cada título comprovado.


Geralmente, os concursos que exigem do candidato nível superior, realizam a prova de títulos uma vez que a concorrência é cada vez maior entre os participantes.


Caso você esteja se preparando para um concurso público que ainda terá o seu edital publicado, vale a pena conferir o edital anterior para saber o quanto provavelmente valerá a sua titulação no futuro.


Confira abaixo as áreas que, normalmente, solicitam prova de títulos:


1 - Carreira acadêmica

No caso de concursos para professores universitários, por exemplo, a carreira acadêmica é o que conta na prova de títulos. Doutorado, mestrado e especialização fornecem os pontos necessários para a classificação.


Em determinadas vagas, esses títulos são requisitos mínimos.


Ter publicado livros, capítulos de livros, artigos científicos também conta bastante. Assim como já ter experiência em ensino superior.


2 - Magistratura e Ministério Público

No caso de concursos para magistrados e Ministério Público são exigidos três anos de atividade jurídica.


A Resolução nº 75, de 12 de Maio de 2009 que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional, diz na Seção I, do Capítulo I que:


Art. 1º O concurso público para ingresso na carreira da magistratura é regulamentado por esta Resolução.


Art. 2º O ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, far-se-á mediante concurso público de provas e títulos, de acordo com os arts. 93, I, e 96, I, "c", da Constituição Federal.


Vale lembrar que somente os candidatos aprovados na prova objetiva deverão apresentar títulos para fins classificatórios, sendo assim uma segunda fase do processo de seleção.


Em alguns casos, a vantagem da prova de títulos é que a classificação mais alta permite que o candidato escolha, primeiro, o local onde pretende trabalhar.


Como você vê, seria interessante pensar em fazer uma pós-graduação, não só pela questão de classificação em concursos públicos, mas também para aperfeiçoamento profissional.



Quais as vantagens de uma pós-graduação em Direito?
vantagens fazer pós

Além de sair na frente da concorrência em concursos públicos, é fundamental se manter atualizado para avançar em qualquer carreira. No caso do Direito, isso fica ainda mais evidente.


Basta olhar em volta e perceber as mudanças pelas quais a legislação brasileira passa de tempos em tempos. Não só mudanças no Brasil, mas no mundo todo.


Para quem quer empreender, a pós-graduação também pode ser decisiva na hora de montar ou alavancar o próprio negócio.


Já para aqueles que atuam no meio corporativo, uma especialização ou MBA no currículo é forma de manter um alto nível de empregabilidade.


No entanto, a pós, por si só, não garante a ascensão profissional. Para recorrer a uma pós, é preciso ter metas muito claras. Qual carreira dentro do Direito você gostaria de seguir? Qual a sua verdadeira aptidão?


Cursar uma pós-graduação também é um modo de corrigir a rota profissional. Por exemplo, você formou-se em Ciências Contábeis, mas sua rotina profissional engloba mais questões relativas à área de Direito Trabalhista. Por que não fazer uma especialização nessa área?


Para quem está prestes a assumir uma nova função em uma empresa, os cursos de especialização são ideais. Sobretudo se for uma especialização à distância.


Essa modalidade de estudo oferece, em pouco tempo, um apanhado geral de uma área do conhecimento, capacitando o profissional a dominar determinado assunto com segurança, otimizando seu tempo de estudos e trabalho.


Uma das consequências de fazer uma pós é conviver com pessoas de mesmos interesses e campo de atuação e, assim, ampliar a rede de contatos profissionais – ou seja, o networking.



> Networking: Como ter uma rede de contatos valiosa



Ao mesmo tempo em que se ganha mais contatos, essa exposição e esses encontros constituem um modo de se fazer conhecido no mercado. 


Na EPD online, por exemplo, você poderá realizar curso de pós-graduação em Direito à distância. O aluno será orientado por professores mestres e doutores em Direito. Além disso, terá certificado ao final do curso.


O aluno poderá ingressar com segurança nos cursos de especialização em Direito desenvolvido pela EPD online. Todos eles são credenciados pelo MEC:

  • Direito Corporativo e Compliance;

  • Direito Penal e Processual Penal;

  • Direito Processual Civil;

  • Direito Constitucional e Administrativo;

  • Direito Empresarial;

  • Direito Previdenciário;

  • Direito Imobiliário Aplicado;

  • Direito Municipal;

  • Direito Empresarial;

  • Direito e Processo Tributário;

  • Direito e Processo do Trabalho;

  • MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental.


A instituição oferece cursos online de curta, média e longa duração utilizando a melhor plataforma de ensino à distância do Brasil.

O aluno não precisa esperar formar uma turma para começar os seus estudos, basta escolher entre os cursos de pós-graduação e MBA oferecidos.

Também pode experimentar o ambiente das aulas gratuitamente durante 7 dias para sentir-se mais seguro antes de se matricular no curso escolhido.

Por isso, não perca mais tempo e matricule-se já!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar