E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Banco deve abrir conta para morador de rua mesmo sem comprovante de residência

31/10/2014 Por: Editorial EPD Online
Agencia bancaria

 Instituições bancárias não podem impedir que pessoas de baixa renda e/ou moradores de rua abram uma conta poupança, mesmo que pendente o comprovante de residência. Isso porque o Banco Central permite a dispensa do documento para esse público.

 

A partir deste entendimento, a 10ª Vara Cível Federal de São Paulo determinou que a Caixa Econômica Federal efetue a abertura de contas nesse tipo de caso. A decisão tem abrangência nacional.

 

O pedido foi feito pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, órgão do Ministério Público Federal em São Paulo. De acordo com a ação, um morador de rua relatou que não conseguiu abrir conta poupança durante a realização de um mutirão da cidadania na capital paulista, em 2010. O banco alegou que a apresentação do documento era exigência do Banco Central.

 

Questionado pela Procuradoria, o Banco Central afirmou que a Resolução 3.311/2004 dispensa o documento para pessoas de baixa renda, com saldo de até R$ 2 mil e limite de movimentação mensal. Sendo assim, o MPF entrou com Ação Civil Pública contra a Caixa e conseguiu liminar favorável em 2011.

 

Após audiência de conciliação, a instituição decidiu criar um serviço para facilitar a abertura de contas, tornando o comprovante de residência opcional. Entretanto, alegou que a sentença sobre o caso só poderia ter abrangência limitada à Subseção Judiciária de São Paulo. Para a 10ª Vara Cível, porém, o acesso a uma conta constitui “serviço de utilidade pública imprescindível, especialmente num país que se habituou a admitir a convivência com pessoas que moram nas ruas”. 

 

Clique aqui para ler a sentença.

0005455-71.2011.4.03.6100

 

Com informações de Consultor Jurídico

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar