E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

Advogado imobiliário: um profissional cada vez mais cobiçado

06/10/2019 Por: Natalia Simonato

profissao direito imobiliario
A
área imobiliária é um ramo que cresce continuamente e até mesmo em momentos de crise financeira os processos e operações imobiliários ocorrem diariamente. O Direito imobiliário não se limite apenas com compra, venda e aluguel de imóveis, mas na verdade abrange diversas outras transações.
 

O advogado imobiliário se envolverá em diversas questões do direito notarial, direito contratual, direito das obrigações, direito do consumidor, direito da família, entre outros. Então é necessário que o advogado tenha uma visão ampliada sobre o que é o Direito Imobiliário e encontrar várias possibilidades de área de atuação profissional


O profissional dessa área poderá se envolver em qualquer debate judicial que envolva imóveis, são tantas as opções dentro do direito imobiliário que os advogados especializados nesse ramo estão cada vez mais disputado no mercado de trabalho. 

 

Leia também: Direito Imobiliário: Despejo por falta de pagamento



Áreas de Atuação no Direito Imobiliário

Compra e Venda de Imoveis
As áreas de atuação do Direito Imobiliário podem abranger inúmeras atividades diferentes, citamos abaixo alguns exemplos mais frequentes:

Regulamentar imóveis em inventários

Um advogado imobiliário poderá oferecer seu serviço para ação em casos de imóveis que são objetos de inventários ou divididos em caso de divórcio e precisam de uma regulamentação. 

Locação

É importante ter a assistência de um advogado para executar desde o contrato da alocação, entendendo todas as cláusulas do contrato sobre as cobranças, ordem de despejo e tudo o que é relacionado a locação.

Relações Condominiais 

Uma das atividades que um advogado imobiliário pode executar é prestar seu serviço para condomínios, analisando os regulamentos e modificando o que é necessário, além disso esse profissional pode prestar consultorias, participar de reuniões no condomínio para evitar problemas

Compra e Venda de Imóvel

A compra e venda de imóvel é o tema mais famoso de atuação de advogados do direito imobiliário, em casos como este, o profissional pode executar seu serviço de diversos modos, podendo atuar em todos os processos da compra e venda, desde a assinatura do contrato até a análise de toda a documentação ou também atuar em pontos específicos de acordo com a necessidade do cliente.

Imobiliárias 

As empresas imobiliárias devem seguir algumas exigências de acordo com as leis, incluindo a apresentação de um memorial de incorporação, que necessariamente deverá ser feito por um advogado



Leia também: Aluno pede usucapião de armário 



Acima são apenas algumas possibilidades em que o advogado imobiliário pode atuar, são áreas mais comuns para quem deseja iniciar, mas existem muitas outras opções no mercado. 


É muito importante que o profissional do direito mantenha-se sempre atento às modificações das legislações e se atualize constantemente, a área imobiliária está sempre em transformação e crescimento e para crescer na carreira os advogados precisam estar preparados sobre este tema. 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades


Conheça a Pós-Graduação em Direito Imobiliário Aplicado da Escola Paulista de Direito, com a coordenação do Professor Luiz Antonio Scavone Júnior e aproveite para iniciar sua especialização, garantindo uma carreira de sucesso.

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar