E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

8 áreas com forte crescimento na carreira jurídica em 2018

23/03/2018 Por: Editorial EPD Online
 areas crescimento direito

O ano começa com boas expectativas para quem pretende ingressar ou já está na carreira jurídica.


Segundo especialistas, a melhora na economia brasileira em 2018 será percebida, sobretudo por advogados especializados.


Isso porque a Reforma Trabalhista trouxe consigo a necessidade de profissionais especialistas no assunto.


A proximidade da Reforma da Previdência também colabora para que advogados especializados nesses temas sejam bastante solicitados a partir desse ano.


Existe ainda a questão de 2018 ser um ano eleitoral, o que irá demandar advogados especialistas também nessa área.


De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Exame, 8 carreiras jurídicas estarão em alta em 2018. Saiba quais são elas:



1 - Advogado de Contencioso Civil
direito civil

É o profissional que resolve questões legais já em esfera judicial ou arbitral, portanto, deve saber lidar com grande volume de processos.


Essa carreira estará em alta em 2018 porque a retração econômica fez com que aumentassem conflitos e cobranças, resultando em maior número de processos judiciais na área Civil.




2 - Advogado Eleitoral
direito eleitoral

Para atuar nessa área, o advogado deve possuir pós-graduação em Direito Público ou Direito Eleitoral.


A demanda deverá ser maior esse ano por se tratar de um ano eleitoral. Questões como a Lei da Ficha Limpa, entre outras, farão com que os partidos e seus candidatos procurem assessoria jurídica especializada.




3 - Advogado de Relações Institucionais
relações institucionais

Assim como o advogado eleitoral, o de Relações Institucionais também deve possuir pós-graduação em Direito Público ou Direito Eleitoral.


Sua função será fazer a interlocução entre Governo e empresas do setor público nesse ano em que deve ocorrer muitas mudanças legislativas.



4 -
Advogado Trabalhista
direito do trabalho

Esse profissional necessita ter pós-graduação na área trabalhista. O aumento da procura pelo advogado trabalhista se dá principalmente pela Reforma Trabalhista implantada recentemente.


A Reforma Previdenciária, com aprovação iminente, também irá demandar conhecimento do advogado trabalhista. Não somente advogados, mas dos demais profissionais que atuam com Recursos Humanos.


5 - Advogado Tributário
direito tributário


As empresas brasileiras necessitam cada vez mais de um especialista na área tributária, correndo o risco de prejuízos financeiros se não forem bem assessoradas.


Vale lembrar que esse profissional deve possuir como pré-requisito uma pós-graduação na área.



6 - Advogado de arbitragem
advogado de arbitragem


Esse especialista em Direito Empresarial tem como função representar seus clientes na Câmara Arbitral, ajudando a definir as estratégias de condução do litígio.


Os processos de arbitragem são menos burocráticos, por isso estão na preferência das empresas. Como são preferidos pelas empresas, também deverão gerar mais demanda esse ano.




7 - Advogado de compliance
compliance

Esse profissional está em alta devido às novas práticas empresariais, evitando futuras sanções.


O advogado de compliance deve estar atento para que os regulamentos internos e externos da empresa estejam de acordo com a legislação vigente.


Não precisa necessariamente ser advogado, mas é vantajoso possuir pós-graduação em compliance.




8 - Gerente jurídico
gerente juridico

Profissional responsável pelo departamento jurídico das empresas. Deve possuir pós-graduação em direito empresarial, civil, trabalhista, tributário.

Com a retomada de investimento e novas empresas no Brasil, esse profissional deverá ser altamente demandado.

O mercado de trabalho em 2018 deve valorizar o advogado com capacidade de se comunicar com seu cliente de forma objetiva, clara e segura.

Além disso, é necessário investir no aperfeiçoamento, especializando-se na área que pretende atuar ou que já está atuando.

 
 

Que tipo de educação os advogados precisam?

Após o término da faculdade de direito, os futuros advogados devem se perguntar qual área do direito pretendem seguir.

 

O aluno precisa se perguntar quais são seus objetivos e onde deseja chegar no futuro.

 

Um futuro advogado precisará de um curso de graduação, bem como uma especialização certamente.

 

Assim, poderá trabalhar dentro de empresas privadas ou no setor público e ser remunerado a altura pelo mercado de trabalho.

 

Para que tenham uma rede de contatos profissional, vale a pena fazer estágio com a supervisão de advogados já experientes.

 

Assim, terá uma boa ideia do tipo de trabalho que quer realizar e qual pós–graduação cursar.

 

Não precisa deixar o trabalho ou estágio para fazer uma pós-graduação, até porque existem cursos online, com certificação válida em todo o território nacional.

 

Hoje em dia é comum que muitos estudantes optem por programas de pós-graduação online ou tenham pelo menos um curso de extensão através de uma plataforma online.

 

O aprendizado online deve ser a maior revolução da educação contemporânea. Isso fez uma grande mudança no sistema e abriu ótimas oportunidades para todos que desejam aprender algo.

 

No entanto, a educação online ainda está relacionada a estereótipos. As pessoas muitas vezes pensam que os estudantes online não são inteligentes o suficiente para uma faculdade ou universidade tradicional, são preguiçosos e não recebem graus "reais".

 

Mas, isso não é verdade! Pelo contrário, os cursos online exigem dedicação e empenho do aluno. Além de uma boa dose de organização pessoal.

 

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) permite interação do aluno com o professor e demais colegas, fazendo com que não se sinta sozinho.

 

A EPD Online, por exemplo, oferece cursos de pós-graduação, de extensão e de atualização profissional, utilizando a melhor plataforma de ensino à distância do Brasil – tecnologia da IOB Concursos Marcato.

Além disso, o aluno pode experimentar a plataforma gratuitamente por 7 dias.

Por isso, que tal começar o ano novo com uma especialização e tornar-se um profissional especializado e altamente valorizado? Não perca mais tempo e matricule-se já!


E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

 


Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar