E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

6 truques para prender a atenção da plateia numa apresentação

12/07/2019 Por: Editorial EPD Online

manter atenção da plateia

 

Não existem provas científicas sobre a duração exata da atenção humana.  Porém, se você já apresentou trabalhos ou projetos ao longo de sua vida, sabe como as pessoas podem ser distraídas.

 

A palestrante e escritora, Susan Weinschenk, utilizou sua experiência pessoal para estimar que somos capazes de prestar atenção em outra pessoa, sem interrupção, pelo período de 7 a 10 minutos. Esse tempo tem relação direta com o nível de interesse do espectador e da qualidade do palestrante.

 

Quando o assunto e o apresentador são entediantes, o ouvinte provavelmente se desligará aproximadamente em 7 segundos, de acordo com Susan. Entretanto, mesmo com todos os obstáculos, inclusive com a tentação proporcionada pelos smartphones, ainda é possível reter olhos e ouvidos da plateia.

 

Leia também: 6 Passos para se tornar um advogado de sucesso  

 

É claro que não será do dia para a noite que sua oratória ficará excelente. É necessário muita prática para se tornar um grande palestrante. Mas, não se preocupe. Separamos para você 6 dicas que vão te ajudar a conseguir manter a atenção de uma platéia.

Dicas para manter a atenção numa apresentação


1. Seja confiante. Conquiste a atenção logo no início

seja confiante


Existem algumas frases que nós, brasileiros, estamos acostumar a escutar durante nossa vida, e uma dessas é “a primeira impressão é a que fica”. Essa frase se encaixa perfeitamente nesse conteúdo, afinal de contas se você ao apresentar não passar uma boa primeira impressão e conquistar o público logo no início, será mais trabalhoso manter a atenção da plateia.

 

É importante criar uma conexão com seu público. Tente contar uma história sobre você e sempre mantenha um bom humor para deixar o ambiente mais descontraído e confortável para todos.

 

2. Movimente-se


Ir em uma apresentação onde o palestrante fica o tempo todo parado é cansativo, não é mesmo? Passa uma certa impressão de monotonia. 

 

Lembre-se de se movimentar durante sua apresentação, porém não exagere e fique o tempo todo andando. Essa dica ajudará a proporcionar uma maior dinâmica ao conteúdo apresentado e fará com que as pessoas fiquem mais interessadas com você se movimentando e gesticulando.

 
 

Dica de leitura: Habilidades que todo Advogado deve ter em sua carreira

3. Surpreenda


Pessoas gostam de ser surpreendidas. Neste caso, ao ir em uma apresentação ela busca sair de lá com novas informações sobre o tema apresentado. 

 

Por esta razão levante dados inovadores e surpreendentes que estejam relacionados ao tema proposto, caso não tenha nada, busque informações de tendências e casos que estão fazendo sucesso em outros países.

 


4. Questione o público

questione o público


Ao conversar com amigos e parentes, sempre que nos fazem algum tipo de pergunta, nossa atenção aumenta para responder a questão levantada. 

 

Assim como você, o público de sua apresentação também se sentirá atraído e aumentará a atenção no seu assunto. Faça perguntas e questionamentos sobre o tema apresentado contribuindo para deixar o assunto mais dinâmico e podendo ser uma ‘pausa’ para suas falas.

 

5. Faça contato visual


Não gostamos de conversar com pessoas que não fazem contato visual conosco, parece que o assunto está entediante e ela nem gostaria de estar ali. 

 

É importante que faça contato visual com sua plateia, evite ficar o tempo todo olhando o telão ou lendo, lembre-se que você precisa conquistar a atenção do público para que se interessem pelo seu assunto, e você conseguirá isso demonstrando confiança e mantendo contato visual com seu público.

 

6. Use recursos

utilize-recursos


Use muitos recursos em sua apresentação. Evite usar somente textos para que não canse o seu público. Invista em imagens, vídeos para tornar o conteúdo mais atraente e descontraído.

 

O importante ao apresentar um tema, independente se o público será pequeno ou grande, é se colocar no lugar do espectador e se questionar “a maneira como penso em apresentar, conseguiria prender minha atenção?”. Isso, com certeza, ajudará na reflexão e contribuirá para preparar uma apresentação nota 10!

 

experimente grátis

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades





Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar