E-mail/Senha incorreto. ×

ESQUECEU SUA SENHA?

Não se preocupe. Basta informar o e-mail que você usou para se cadastrar em nosso site.

5 Perguntas que você deve fazer antes de começar uma pós-graduação

24/06/2019 Por: Editorial EPD Online
5 Perguntas que você deve fazer antes de começar uma pós-graduação
 

O mercado de trabalho é um cenário competitivo e entre os problemas que os profissionais enfrentam está o desemprego e o despreparo para alcançar novas oportunidades. Uma das alternativas para resolver o problema está em começar uma pós-graduação.

 

 

Vale lembrar que não basta começar qualquer curso esperando que ele faça diferença na sua vida profissional. Mesmo que as vagas e promoções não apareçam logo de cara, os conhecimentos adquiridos durante os cursos de pós-graduação serão necessários para agarrar as oportunidades. Portanto, esse é um investimento a médio prazo.

 

Leia também: O crescimento acelerado do estudo online no direito

 

 

Antes de escolher, existem alguns objetivos que você deve ter em mente. Por conta disso, vamos listar cuidados que você deve ter antes de começar uma pós-graduação.

1 - Por que devo começar uma Pós-Graduação?
começar uma pós-graduação

Antes de iniciar o curso, é importante que você liste quais são seus objetivos e metas. Um curso de pós-graduação deve ser mais que apenas um acréscimo de linha no seu currículo, mas um conhecimento que irá contribuir para sua carreira, como uma competência que está faltando em você no momento.

 

Por esta razão, realizar um curso de pós-graduação possibilitará que você tenha uma valorização profissional - para isso, lembre-se de estudar bastante para dominar as habilidades oferecidas no curso - já que proporcionará maior domínio de habilidades, conhecimento na área e um perfil mais assertivo e analítico. Sem contar que durante o curso, é uma excelente forma de criar networking com profissionais da área.

2 – O que é preciso para começar uma pós-graduação?

Antes de qualquer decisão é necessário que o estudante tenha terminado seus estudos em uma graduação - ensino superior - para que possa ingressar em um curso de pós-graduação. Lembre-se essa decisão precisa ser planejada e analisada minuciosamente para não causar arrependimentos futuros.

 

 

O curso de pós-graduação é um investimento para sua carreira e, como todo investimento, é necessário despender de tempo, energia e dinheiro. Por conta disso, você deve estar disposto a abrir mão de alguns compromissos para se dedicar aos estudos, caso contrário, provavelmente, você terá um mau desempenho no curso.

 

Uma das alternativas disponíveis atualmente são os cursos de pós-graduação online. Com o avanço tecnológico e disposição da internet, o aluno pode estudar em qualquer lugar e em qualquer horário, adaptando os estudos com sua rotina. Além disso, os cursos online são mais em conta que os tradicionais, já que não é preciso se deslocar até a instituição de ensino.

3 – Você vai utilizar o conhecimento adquirido durante o curso?
conhecimento adquirido na pós-graduação

De nada adiantará fazer um curso de pós-graduação e, posteriormente, não aplicar nenhum dos conhecimentos adquiridos. Não é necessário fazer cursos que estão diretamente ligados à sua área, mas, aqueles que eventualmente podem surgir como oportunidades em sua carreira.

 

 

Um profissional graduado em administração pode fazer uma pós-graduação em Direito Imobiliário se enxerga oportunidades no setor imobiliário, por exemplo. Ou seja, escolha o curso que você vê grandes oportunidades para o seu crescimento profissional, estude o máximo possível, aumente sua rede de contatos com profissionais de sua área e tente aplicar no seu dia a dia o que aprendeu em suas aulas assistidas.

 

Dica de leitura: As vantagens de fazer pós-graduação em direito à distância

 

 

4 – Qual caminho profissional quero seguir?

O curso de pós-graduação pode ser indicado em dois caso. O primeiro é fazer um curso que reforce a sua área de formação original. Outra possibilidade é aproveitar a oportunidade para conhecer um campo novo. Essa alternativa é mais recomendável para quem já tem vários anos de experiência ou outras pós-graduações em seu setor de formação e deseja se preparar para um cargo de comando.

 

5. Qual modalidade de pós-graduação é a mais indicada para mim?
formado em uma pós-graduação

Na hora de escolher existem os cursos lato sensu e os stricto sensu. A diferença, de forma simplificada, é que os cursos stricto sensu, como mestrados e doutorados, geralmente, são focados para a área acadêmica e científica, focado em pesquisas. Já a Lato Sensu é direcionada para uma atuação profissional no mercado, podendo ser categorizada em especialização ou MBA - Master In Business Administration.

 

Você precisa ter em mente como desejar atuar, fazer uma pós com o objetivo de se tornar um profissional pesquisador e voltado a área acadêmica ou se especializar em sua área de interesse para atuar no mercado de trabalho.




Como mencionado acima, fazer um curso de pós-graduação pode ser a oportunidade perfeita para se destacar no mercado e conseguir o diferencial para  se distanciar dos concorrentes da área.



Caso tenha interesse em se especializar nas áreas de Direito, você está no local correto. Te oferecemos uma experiência gratuita, durante 07 dias, para que possa conhecer algum curso do seu interesse na área do Direito e descubra porque tantos outros alunos escolhar se tornarem especialistas por meio da EPD Online.

 

E-mail já cadastrado. ×

Receba nossas novidades

 

Veja o que outras pessoas acham deste conteúdo. Comente você também.

Deseja mesmo encerrar esse chat?


Motivo:


Encerrar Cancelar